Terremoto na Venezuela !

  


O número de mortos subiu para ao menos 589 em decorrência dos dois fortes terremotos que atingiram a Venezuela, informou o Ministério da Saúde daquele país, nesta sexta-feira, 26.   O número de vítimas aumenta a cada momento, com confirmação de novas constatações.    Os "sismos" ocorreram com intervalo de menos de 1 minuto e com diferença de 5 quilômetros entre eles.   O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade de El Guayabo, a 168 km da capital Caracas.  O aeroporto internacional de Caracas foi fechado.  



            O Presidente Lula, disse que o Governo vai enviar neste sábado, dia 27, um avião com equipamentos para montagem de um hospital de campanha, 100 purificadores de água com painel solar, medicamentos e material médico para cirurgias.  Há informação de que entre os mortos estejam, dois brasileiros, porém, ainda carece de confirmação.    Na minha opinião, ajuda pífia para um "desastre ecológico" de tamanha envergadura.   

            As informações são fragmentadas, devido às circunstâncias graves, num país que está passando por uma fase muito difícil, com a prisão do seu presidente, o Nicolas Maduro e "intervenção militar" dos Estados Unidos naquele país.    Oficialmente, quem dirige a Venezuela é a sua vice Presidente, Delcy Rodríguez, com a tutela oficial do Governo americano.    

            Independente das posições ideológicas e políticas, o governo do Presidente Lula, deveria tomar atitude de auxílio ao povo venezuelano, neste momento tão difícil que passa o povo da Venezuela, os nossos co-irmãos. O Brasil deveria mostrar o protagonismo numa situação de "calamidade" de um país vizinho, pela sua posição geográfica e econômica na América do Sul, assumindo a sua liderança no socorro ao país vizinho, independente das posições ideológicas.   

           Pelo anúncio do Presidente Lula, o Brasil continuará sendo um país de "segundo escalão", esperando que os Estados Unidos, tomem a iniciativa do "socorro" ao povo venezuelano.    Brasil, mais uma vez, com iniciativa tímida diante do catástrofe, com centenas de mortes, mostrar que o País é de "segunda linha" na liderança global, apenas um "anexo" do grupo de países mais ricos do planeta, o G7.  

           No que couber, onde couber,  coloco-me à disposição do Governo brasileiro, para, de alguma forma, contribuir para minorar o sofrimento da população venezuelana, os nossos irmãos, latino-americanos.   

              Ossami Sakamori     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula e Janja na Coreia do Sul

Uma bolha prestes a explodir

Governo Trump quer reabrir o "Caso Odebrecht"