O curral eleitoreiro
Há quem afirme que "Deus é brasileiro", em alusão às tantas condições favoráveis, confrontadas com as maiores economias do planeta. Condições semelhantes, só mesmo os Estados Unidos da América, superando em extensão territorial e número de habitantes. As diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil são de ordem cultural. Brasil foi colonizado pelos portugueses e os Estados Unidos pelos colonos protestantes, em especial as francesas, inglesas e holandesas.
A diferença que separa entre os dois países americanos está em primeiro lugar a cultura, a produção agrícola, a educação formal e sobretudo de produção industrial. Até parecia que o Brasil iria seguir o mesmo caminho do desenvolvimento da América do Norte, com construção de siderúrgicas como CSN, a Usiminas, a Siderúrgica Gerdau e companhias como as Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo e indústrias de cimento do grupo Votorantim dos Ermínio de Moraes. Se esqueci de citar algumas indústrias ícones, Vocês mesmos poderão acrescentar ao grupo de empresas, que no passado, já marcaram história no desenvolvimento do País.
Infelizmente, o Brasil é feito de "predadores", de pessoas que "não se unem" para ajudar no crescimento sustentável País. Esta situação, historicamente, acontecem na "área política", cada grupo político querendo "destruir" outro grupo, com maior preocupação grupos políticos quererem "dominar" o País, que deveria ser de todos 214 milhões de pessoas, de diversas origens étnicas e de crenças religiosas, que habitam o Brasil. Nenhum político brasileiro está preocupado com o "desenvolvimento sustentável" do País. Todos querem "tirar proveito" ou "sangrar" o País para benefício próprio ou benefício de grupos econômicos ou políticos. É por esta razão, as disputas políticas internas são de natureza privada, que prevalecem sobre os "interesses nacionais", desta forma o Brasil vai perdendo as oportunidades que o mundo contemporâneo oferece, apesar de todo potencial que o País possui e que salta aos olhos vistos.
Enquanto o País estiver disputando o cargo de Presidente da República, colocando à frente os interesses de "grupos políticos" ou meros interesses "individuais", para satisfazer os seus "egos próprio", de deixar o "nome" nos anais da história brasileira. Os políticos de plantões, tratam os eleitores, como bovinos no "curral", esperando tão somente ser conduzido ao "corredor de abate" para no final, virar "bife" de um qualquer "político de plantão".
Ossami Sakamori

Comentários
Postar um comentário