O conflito no Irã e as consequências
Ninguém mais duvida de que o presidente Donald Trump está preparando "intervenção militar" no Irã, devido a situação insustentável de atrocidades cometidas aos manifestantes pelo governo comandado, na prática, pelo líder religioso ayatollah Khamenei.
Ninguém mais duvida que Donald Trump pode atacar o Irã. O mundo passou as últimas horas em alerta em busca de sinais dessa ofensiva militar. E esse sinais vieram: fontes do governo disseram à agências de notícias internacional que os Estados Unidos começaram a retirar funcionários não essenciais de bases estratégicas no Oriente Médio. O temor é que, caso os americanos, de fato, ataquem o Irã, o país responda e bombardeie uma das bases americanas.
Seguem os noticiários internacionais: "Os Estados Unidos tem cerca de 40 mil soldados na região. Além das tropas posicionadas no Iraque, na Síria, no Egito e em Omã. Os americanos mantém bases militares mais próximas e que estão ao alcance dos mísseis balísticos iranianos ficam na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Kuwait, Jordânia e a principal e maior no Catar.
Estranhamente, a imprensa nacional não comenta sobre o episódio, de uma possível "invasão armada" dos Estados Unidos no Irã. Não comentam, também, a possibilidade do presidente Trump sobretaxar as importações de produtos proveniente dos países que apoiam o Irã em 20%. É o caso do Brasil que mantém relações diplomáticas e comerciais com aquele país do Oriente Médio. Faz parte do projeto político do Presidente Lula, defender o propalado "multilateralismo" comercial e ideológico, sempre na "contra mão" da "democracia ocidental", comandada pelos Estados Unidos.
A foto do topo desta página é a do Mohammad Reza Pahlavi, 65 anos, filho mais velho do último Xá do Irã, deposto pelo atual regime "monocrático" do Irã. Se, se houver "intervenção militar" dos Estados Unidos no Irã, tal qual desenhado pelo presidente Trump, voltará ao regime anterior, até que o povo iraniano decida sobre o destino do Irã. A última matéria sobre o Irã foi postado por este blog, no último 26 de junho, já antevendo os conflitos manifestados nestes últimos dias.
PS: Estranhamente, o Brasil do Presidente Lula, anda na contra mão do Mundo Ocidental livre, alinhando-se ao Nicolas Maduro e ao ayatollah Khamenei.
Ossami Sakamori

Comentários
Postar um comentário