BOVESPA hoje
Ontem, o índice Bovespa bateu 171 mil pontos, o maior número desde que o índice foi criado para medir a evolução do mercado acionário brasileiro. Para quem está chegando no mercado de renda variável, o Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil. O índice Bovespa é formado pelas ações com maior volume negociados nos últimos meses no B3 e é composto por 86 ações, neste momento, foi lançado em 1968, tendo como nível base, o índice 100. Significa que após 58 anos de existência, o Índice sofreu variação de 1.710 vezes o índice original. Para se ter ideia, a inflação acumulada nos últimos 45 anos, a inflação acumulada foi de 295%.
Para a análise pessoal das suas aplicações, em relação à valorização ou desvalorização da sua aplicação na Bolsa de Valores, o B3, considere o "Índice Bovespa", B3, do dia da aplicação para "comparar" com a "rentabilidade média" das ações que compõe na formação do índice Bovespa. Como comentei anteriormente, as ações das empresas listadas que compõe o índice, na média, estão com tendência ascendente, a não ser que haja alguma "catástrofe" não previsto na data de hoje. Na minha opinião, com muitos anos de "janela ao mundo", não está previsto nenhum evento que justifique a mudança da economia global, a não ser alguns eventos atípicos como "tarifas de importação" do presidente Trump, que afetou significativamente o "panorama econômico" mundial. Lembrando que os Estados Unidos sozinhos representa grosso modo 1/4 da economia global.
Apesar de "turbulência" na agenda política brasileira, o mercado de ações ou de títulos de renda variável já absorveu os possíveis efeitos das eleições do próximo mês de outubro. Se o Presidente Lula ganhar, fica como está. Se o candidato da oposição, Flávio Bolsonaro, ganhar, pode haver até tendência de melhora na perspectiva de crescimento econômico, que "em tese", favoreceria o mercado de ações. De toda forma, a perspectiva do índice Bovespa é fechar o ano, acima dos 200 mil pontos. Guarde esta matéria, do início deste ano e me cobre no final ano.
Para complementar, estou saindo da posição de "dólar comprada" e partindo para investimento em "renda variável". No decorrer do ano, vamos trocando ideia sobre os investimentos no Brasil. Uma coisa é "cristalina", pior que hoje, não ficará !
Ossami Sakamori
.jpg)
Comentários
Postar um comentário