Bolsa Família do Lula
O suporte da popularidade do Presidente Lula, uma grande parte, ainda vem dos programas sociais, entre os quais a Bolsa Família, originalmente criada pela dona Rute Cardoso, no último governo do seu marido, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, para atender famílias carentes, com obrigatoriedade de manter os filhos na escola, unificando diversos programas sociais até então vigentes.
Foi na sua primeira gestão em 2001, que o Presidente Lula, que deu continuidade ao projeto social da dona Rute Cardoso, renomeando de "Bolsa Família". A diferença entre o programa do Governo FHC, embora não seja a única diferença, é na "escala" de atendimento. Até a véspera da pandemia, a iniciativa, cujo objetivo era atender as famílias excluídas do mercado de trabalho, consumiu R$ 32,5 bilhões em 2019, para um público estimado em 14 milhões de famílias.
Este mesmo programa, o Bolsa Família, o atendimento já atingiu, em 2024, o valor de R$ 168,2 bilhões, equivalente a 1,4% do PIB do País. A clientela, também, aumentou neste período de 14 milhões para 19,2 milhões de famílias ou equivalente a cerca de 40 milhões de eleitores. O número é significativo, considerando o número de eleitores que é de 155 milhões. De cada 4 eleitores, um destes recebe o benefício deste Programa Social ou seja 25% dos eleitores. Além do programa Bolsa Família, há diversos programas sociais como "Vale gás" e "Pé de meia", que engrossa o número de eleitores. A parte mais triste é que esse contingente de pessoas beneficiadas com programas sociais, quem arca com as despesas é Você e o conjunto da população ativa que contribui com diversos tipos de impostos, contribuições e tarifas. Os assalariados, também, que veem os encargos sociais descontados nas folhas de pagamentos.
Sobretudo pelas razões expostas que eu costumo denominar este contingente de pessoas beneficiadas, os 40 milhões dos 155 milhões de eleitores, de fazerem parte do "curral eleitoreiro", uma verdadeira "manada" de seguidores do Presidente Lula, que no ditado popular se diz "curral eleitoreiro".
Respeito a quem pense diferente do exposto, assim como respeito as pessoas que seguem as leis e normas vigentes no País. A discussão é sobre o tema no "campo de ideias e pensamentos" e é assim que espero que seja entendido.
Ossami Sakamori

Comentários
Postar um comentário