O significado da reunião Trump e Putin
Esta semana, o presidente americano e o presidente russo vão se encontrar no estado de Alasca, Estados Unidos. O motivo justificado para a reunião é resolver sobre o "conflito entre Ucrânia e Rússia". Isto é apenas o "pano de fundo" para a imprensa internacional divulgarem como se a reunião fosse para resolver sobre a ocupação de parte da Ucrânia pelos russos.
O objetivo do presidente Trump, empresário de sucesso e uma das maiores fortunas do mundo em propriedades imobiliárias espalhados mundo a fora, com forte influência na Europa, através da OTAN, o braço armado dos Estados Unidos no continente europeu, é trazer a Rússia ao lado do mundo ocidental, restabelecendo as transações comerciais e financeiras via sistema de compensação SWIFT, banido que foi devido ao conflito com a Ucrânia.
O objetivo principal do presidente Trump será uma forma de "desarmar" o movimento crescente do BRICS, cuja liderança inconteste é da China. Neste movimento imaginado pelo presidente Trump, de trazer a Rússia na compensação financeira ao sistema Swifit, consolidando as transações comerciais e financeiras globais em "dólar americano", fortalecendo ainda mais a posição da moeda americana, US$, nas transações internacionais.
Dentro do novo contexto, perde o Brasil do Presidente Lula, que "insiste" em fortalecer o bloco BRICS, comandado pela China. Os investidores internacionais, na sua maior parte dependente do sistema de compensação via Swift, em dólar americano, respirarão aliviados. Com proximidade entre Rússia e Estados Unidos, o mundo global, dependerá cada vez mais do dólar americano, utilizado desde 1947, em vigor, desde o consenso de Bretton Woods. Perdem os chineses e o Presidente Lula com alinhamento automático com Xi Jinping.
Para os investidores nacionais e internacionais no Brasil, a reunião entre Trump e Putin, certamente, servirão de "baliza", não só no conflito entre Ucrânia e Rússia, mas, sobretudo pela reinserção da Rússia no mercado financeiro e comercial global.
Ossami Sakamori
Comentários
Postar um comentário