Otimismo volta na Faria Lima
Vocês vão notar um certo otimismo em relação ao País, no meio de "escândalos" das roubalheiras no INSS, deixando os pensionistas, no mínimo, em situações de constrangimento, tendo que ir buscar os seus direitos em "sites" do Governo federal, como se as "velhinhas" e "velhinhos" tivessem acessos à moderna tecnologia de internet. Primeiramente, vocês terão que entender que o "mercado financeiro" anda "descolado" da economia real, isto porque o "mercado financeiro" anda muitos anos luzes na frente da economia real.
A principal razão para o "otimismo" é o próprio potencial do Brasil, como um País emergente do mundo global, desgastado que está a economia global com as últimas medidas tarifárias do presidente norte-americano, Donald Trump. E, a exposição da total falta de unidades nos blocos econômicos como União Europeia e BRICS. Os Estados Unidos que representam sozinhos, 27,5% do PIB mundial, ainda são os carros chefes da economia do planeta. Somados aos Estados Unidos, o Reino Unidos e o Canadá, "remam juntos", privilegiados que estão nas "tarifas de importações" do Donald Trump.
Dentro deste contexto, o Brasil por opção do Presidente Lula, vai caminhar "lado a lado" com o presidente Xi Jinping, que na sua ultima visita ao Brasil, assinou dezenas de medidas no Palácio da Alvorada, como que elas fossem grandes "vantagens" para o País. O fato é que os chineses vão construir a ferrovia "transoceânica" que vai unir o Atlântico com o Pacífico, invertendo os atuais fluxos de exportações, como portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande. Também, está nos planos dos chineses, instalar mais uma montadora de veículos e ainda comprar áreas de agricultura extensiva, produzindo eles próprios os commodities que serão exportados para a China.
Outro motivo do otimismo em relação à economia brasileira, vem dos empresários da "Faria Lima", que já consideram o Presidente Lula fora do combate nas próximas eleições presidenciais. Talvez, o principal motivo do otimismo do "mercado financeiro" é mesmo a possibilidade do Partido dos Trabalhadores estar fora do poder no dia 1º de janeiro de 2027. Com longos anos de observação, só a possibilidade da saída do Presidente Lula do comando da Nação, o empresariado brasileiro, da Faria Lima ou dos agronegócios, os carros chefes do País, respiram aliviados, "voltando a acreditar" no Brasil ao invés de mercado especulativo internacional.
Ainda assim, num momento de transição referido acima, convém resguardar o poder de compra das suas economias em títulos atrelados ao dólar americano ou US$ em espécie, sempre, adquirido no mercado de câmbio oficial.
Ossami Sakamori
Comentários
Postar um comentário