As últimas notícias do mundo
Hoje, comento a vocês, as últimas notícias que correram no mundo global, antes mesmo da grande imprensa brasileira. O motivo é que acompanho os noticiários pela BBC de Londres, que transmite noticiário "on line" os principais acontecimentos no mundo, de oriente ao ocidente. Pincei algumas notícias que "tem a ver" com os assuntos que trato neste espaço, cedido pelo portal Google.
A primeira notícia importante é que os Estados Unidos e a China vão se reunir nos próximos dias, antecipando a data aventada pelo presidente Donald Trump, para o início do mês de julho. O fato é que a China que teve atribuída a maior tarifa de importação dos Estados Unidos no seu grau máximo, de 145% e a tarifa dos chineses na mesma proporção. Ambas potências econômicas devem chegar numa tarifa comum em nível intermediário noz próximos dias. Isto é a melhor notícia dos últimos tempos.
Outra notícia é a "conversa" que teve, segundo a imprensa, o presidente Donald Trump com o recém empossado Primeiro ministro canadense, Mark Carney, Partido Liberal, em visita à Casa Branca, tratando sobre os acordos tarifários, em consenso para ambas direções. Os maiores dirigentes do mundo global, fazem visita à Casa Branca, ao menos para "fotos" com o presidente americano, para os seus respectivos eleitorados. Em contraste, o Presidente Lula por ocasião da posse, cumprimentou-o através de rede social X, num total descortesia, para não dizer, a falta de "diplomacia", imperdoável.
A terceira notícia boa é que as indústrias americanas começam contratar operários nas indústrias americanas. Isto demonstra a volta à normalidade da economia americana, o carro chefe do mundo global.
A quarta notícia, não tão recente, é o "acordo informal" que está sendo costurado entre Ucrânia e Rússia, com interferência pessoal e direta do presidente americano com o presidente Putin. O referido acordo prevê investimento americano na Ucrânia em "minerais raros" e manutenção das novas fronteiras conquistadas pelos russos, nas conversas entre Putin e Trump.
A quinta notícia, de alcance médio na economia, é a viagem do Presidente Lula ao presidente Putin, para tratar do tema "BRICS", uma associação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Presidente brasileiro espera ser o "intermediário" de paz entre Rússia e Ucrânia. Vai esperar "sentado". Receio que a intermediação de paz entre os dois países já está ocorrendo com intermediação efetiva do presidente americano para com o presidente russo. O Brasil corre, costumeiramente, atrás dos "restos" deixados pelas principais lideranças globais.
A sexta boa notícia é que o Brasil, diante da nova situação do mundo global, mesmo com o atrapalhado Governo Lula, com sucessivos "escândalos financeiros", vai aproveitando de um eventual "vácuo" deixado pelas maiores potências econômicas do mundo global. Esta situação, para este comentarista, brasileiro nato, deixa uma certa "inveja" para com as lideranças globais.
Vou encerrando o comentário de hoje, para não virar um "livro", de notícias repetidas pelas imprensas nacionais e internacionais. Sucesso para todos nós !!! E... Continuem comprando dólares!
Ossami Sakamori

Comentários
Postar um comentário