A carga tributária no Brasil
O Brasil lidera a lista de países que apresentam os piores retornos dos impostos arrecadados em prol do "bem estar" da população entre os 30 países com maior carga tributária. O estudo é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT, onde a Irlanda e país líder pelo sexto ano consecutivo, segundo o Instituto, seguida por Suíça, Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul.
Segundo, o IBPT, em 2022, a Irlanda com carga tributária de 20,90% apresentava IDH de 0,950, a Suíça com 27,20% apresentava IDH de 0,967. Na sequência os Estados Unidos ocupava terceira posição na classificação do IBPT, com carga tributária de 27,70% e IDH de 0,927. Completa a lista, utilizando o mesmo critério de classificação, a Austrália e Coreia do Sul. O Brasil em 2023, considerando o mesmo critério, somando o Governo federal, Estados e municípios atingiu 32,44% do PIB, sendo que, utilizando o mesmo critério dos demais países, estamos no topo da lista, ultrapassando a Irlanda, Suíça e Estados Unidos, em termo de carga tributária.
O problema maior, não é a carga tributária que ultrapassa as melhores, não as maiores, economias do mundo, mas a relação carga tributária com o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, em 2022, foi de 0,760, enquanto a média mundial é de 0,739 e no topo da lista estão a Suíça, a Irlanda e Estados Unidos, respetivamente, 0,967; 0,950 e 0,927. Repetindo, o IDH do Brasil em 2022, foi de 0,760, estando mais próximo dos país africano, Burundi com IDH de 0,420. Em termos de IDH, o Brasil não é um país centro africano, mas, está longe de ser país do Primeiro Mundo.
Acho um escárnio, um total acinte, o Presidente Lula, dizer que os anos de 2023/2024 foram de "plantar" e os próximos dois anos serão de "colheita". Em termos concretos, infelizmente, aos olhos vistos, o Brasil, ainda tem longo caminho a percorrer para alcançar os melhores índices de retorno dos impostos para a população.
Creio que, infelizmente, a "picanha" para churrasquinho nos finais de semana, para grande massa da população vai demorar a chegar. Até lá tem muitos "deveres de casa" deverão ser cumpridos.
Ossami Sakamori
Comentários
Postar um comentário