A importância da taxa básica de juros Selic
Na próxima terça-feira, dia 10, e terminando na quarta-feira, dia 11, o COPOM - Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne para, entre outros assuntos, definir a taxa básica de juros Selic, a vigorar nos próximos 45 dias. O mercado financeiro espera a nova taxa entre 11,75% a 12,00%, para uma inflação presente ao redor de 5% ao ano, acima do teto da meta de 4,5%.
Considerado a média global da taxas de juros dos títulos dos governos, os nossos juros estão disparados na frente. O FED americano pratica taxa básica de juros dos seus títulos entre 4,50% a 4,75% para uma inflação corrente ao redor de 2,4%. O Banco Central da União Europeia pratica taxa básica de juros de 2% para a inflação corrente no mesmo percentual. A meta de inflação projetada pelo Banco Central do Brasil é de 3% ao ano, com limites oscilando em 1,5% para cima ou para baixo. O mercado financeiro estima que a inflação do corrente ano termine ao redor de 5%, ligeiramente acima do teto previsto pelo BC.
A diferença gritante entre as taxas de juros Selic do Brasil comparado com os dos países mais avançadas do globo, reside na "falta de credibilidade" da "política fiscal" do Governo federal, denominado pela equipe econômica de "arcabouço fiscal", como que, "de repente", os conceitos consagrados da macroeconomia mudasse de acordo com a vontade dos seus governantes.
Na minha opinião, a separação dos poderes, de fato, entre BC e Governo central, tem sido fator importante para manter a "credibilidade" do Brasil no mercado financeiro global. A estabilidade da moeda ou o poder de compra do Real, tem garantido ao comércio exterior, importante ao País, nos dois sentidos: importação e exportação. Assim, a taxa básica de juros Selic tem desempenhado função importante do controle da inflação, apesar da ausência de uma "política econômica", essencial e importante para o desenvolvimento sustentável do País.
Finalmente, agradeço ao portal Google pela devolução da postagem da minha opinião, neste novo endereço.
Ossami Sakamori
Bom final de ano e um feliz ano novo! Abraço
ResponderExcluir