MP do País Soberano ?
O Presidente Lula anunciou nessa quarta-feira, dia 13, o "pacote de medidas" para apoiar os setores afetados pela tarifa de importação de 50% aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, com uma série de exceções, entre os quais os aços e alumínios planos para suas indústrias. A medida levou o nome de "MP do Brasil Soberano", que de "soberano" tem quase nada. A Medida Provisória prevê financiamento a longo prazo no montante de R$ 30 bilhões, dinheiro este oriundo do Tesouro Nacional ou seja do "meu e do seu" dinheiro, endividando cada vez mais o Tesouro Nacional ou seja criando um "rombo fiscal" adicional ao já combalido Orçamento Fiscal do Governo federal. Desta forma, o Orçamento fiscal do Governo federal deverá terminar o ano com mais um "déficit primário", pelo terceiro ano consecutivo.
Para leigos, a medida do Governo denominado de Brasil Soberano, embora de que de soberano tem muito pouco, é uma medida acertada para socorrer os setores produtivos brasileiros. No entanto, a medida do Governo causará de imediato, o aumento do "déficit primário", que é o dinheiro que falta para cobrir o Orçamento Fiscal do ano, no caso o de 2025. Na macroeconomia, o "déficit primário" é considerado como "nome feio", que traduz a "incompetência" da Administração pública federal. Nos velhos tempos em que circulava o papel moeda, seria com se fosse acelerar a impressão do papel moeda denominado de Real. A consequência do aumento de "moeda digital Real" em circulação, além de provocar o aumento do "déficit primário" estimula a volta da "inflação". Isto em macroeconomia, é cristalino, seria como se fosse: 2+2 = 4.
O Governo federal que a cada momento "tapa o buraco" com emissão virtual de moeda, o Real, mostra a "incompetência total" na administração financeira do País, já com sucessivos "déficits primários" nas contas de 2023 e 2024. Com as medidas propostas, que embora tenha suporte ideológico e macroeconômico, há evidência de que o ano de 2025 terminará com mais um "déficit primário" de, ao menos destes R$ 30 bilhões, extra LDO.
Na outra ponta da guerra tarifária, as notícias dos Estados Unidos, dão conta de que as empresas, com menos de 8 meses do governo Trump, estão com os recursos em caixa "sobrando", a ponto de os empresários estarem "comprando" as ações das suas próprias companhias. Em contraste, os empresários brasileiros endivida-se cada vez mais, com "farta oferta" de "créditos" dos bancos estatais, que agem como os verdadeiros "agiotas" para tornar o Brasil Soberano. Brasil soberano?
Em resumo, o Brasil sai da "barra de saia" do Donald Trump mas cai na mesma situação ridícula para com a do Xi Jinping. Para quem pensa que o presidente chinês é analfabeto funcional, se enganou. O presidente chinês estudou na Califórnia, Estados Unidos. Infelizmente, o Presidente Lula, literalmente, é um analfabeto funcional. Nestas horas de sucessivas crises econômicas, a formação cultural conta muitos pontos. Os leitores deste espaço, sabem muito bem o que é "enfrentar os longos anos de estudo formal e de especializações" para se tornarem cidadãos contribuintes de um "País Soberano", no sentido exato das palavras.
PS: Déficit primário, na macroeconomia é "nome feio" !
Ossami Sakamori
Comentários
Postar um comentário