Brasil é um curupira ?
A figura do topo é o "curupira", um lenda das florestas brasileiras, com os pés invertidos que são uma estratégia para enganar aqueles que invadem seu espaço. Ainda, segundo a lenda, ao deixar rastros que parecem ir na direção oposta à sua real trajetória, ele dificulta o acompanhamento e ajuda manter a floresta segura. Ele é uma figura importante no folclore brasileiro, representando a força da natureza e a necessidade de protegê-la.
Segundo os organizadores da COP 30, um evento climático que faz parte do calendário da ONU, realizado nos anos consecutivos, cada ano em país diferente, desta feita, a sede do evento climático mundial será realizado na cidade de Belém, estado do Pará. A escolha da cidade do Belém, envoltos pela floresta Amazônica, não poderia ser a melhor escolha pela ONU e pelo Brasil, país anfitrião da COP de número 30.
O símbolo, para mim, parece um tanto "estranho", colocando-me no lugar de um participante estrangeiro. Até aos milhares de visitantes estrangeiros conhecerem a lenda do "curupira", que nem deve estar fazendo mais parte do "currículo escolar" é um tanto estranho e pretencioso o "currupira" ser o "símbolo" da floresta Amazônica. O foco do evento que é o da "mudança climática" do planeta, deveria ser a própria "floresta Amazônica", praticamente intacta, ocupando uma grande parte dos 8,5 milhões de km2 do território brasileiro.
Enfim, o governo do Presidente Lula, igual "curupira" com a política econômica e a política ambiental voltados no sentido contrário ao do desenvolvimento social e econômico preconizados pelos "ambientalistas" do século XXI. Num dos eventos anteriores, o Governo brasileiro, elegeu como o "símbolo do País", o cacique Raoni, que fez parecer ao mundo que o Brasil é "terra dos índios".
![]() |
Cacique Raoni |
Comentários
Postar um comentário