Brasil está defasado no tempo !
Segundo Presidente Lula, em relação à imposição da tarifa de importação anunciada pelo presidente Donald Trump, em 50% para produtos importados do Brasil, a vigorar a partir do próximo 1º de agosto: "É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos". E, adianta ficar na retórica, para o público interno?
O Presidente Lula sabe que a tarifa de importação dos produtos brasileiros em 50% é uma estratégia para início de negociação, como ocorreu com as tarifas recíprocas com a China, a segunda maior economia do mundo, que terminou, após intensas negociações em 30% / 20%, longe da pretensão inicial anunciada em 150% para produtos chineses adentrar aos Estados Unidos. O Presidente brasileiro, ao invés de brigar através de "redes sociais", para mostrar ao público interno, a sua defesa dos interesses brasileiros, deveria fazer visita à Casa Branca, como já fizeram os chefes de Estados das maiores economias do mundo.
Na realidade, o presidente Trump, quer mostrar a força dos Estados Unidos, sendo atuais detentores da "moeda de trocas internacionais", em vigor, desde 1947, decidido em reunião do Banco Central americano, assistidos pelos bancos centrais do ocidente, logo após o término da II Guerra Mundial. Foi em Bretton Woods que foi assinado o acordo sobre a "moeda de trocas comerciais e financeiras" do mundo ocidental, incluído Japão e Coreia do Sul, no oriente.
A retaliação do presidente Trump, com as tarifas de importação dos produtos brasileiros, é sua exclusiva competência, não cabendo ao Brasil "contestar" a nova tarifa de importação de 50%. O que cabe é "negociar" uma nova tarifa entre os dois países, como já fez a China e alguns dos países ou bloco de países. Precisaria ao Presidente Lula, achar a origem desta decisão do Presidente Trump para melhor compreender. Para qualquer leigo pode ver que a proposta da nova tarifa, acontece no dia seguinte ao pronunciamento do Presidente Lula, no encerramento da Conferência anual do BRICs ampliado, de crítica ao padrão de trocas internacionais em "dólar americano", dando indicativo da criação de um novo padrão de trocas comerciais e financeiras entre os países do bloco, que utilizam, hoje, o padrão de trocas comerciais e financeiras, em vigor desde conferência de Bretton Woods em 1947.
É necessário que o Presidente Lula, analfabeto funcional, antes de fazer críticas pela imposição de tarifas de importações aos produtos brasileiros que "entram" no país americano e se for o caso negociar uma "nova tarifa" de importação dos produtos americanos no Brasil, como fez a China, com as tarifas 30/20, em termos percentuais, que no princípio estava previsto a tarifa de 150% aos produtos importados da China.
Não será através de "bravatas" em "bravatas" que o Presidente Lula vai conseguir alguma negociação vantajosa para o Brasil. Neste quesito, o presidente argentino Javier Milei, mais esperto, está conseguindo negociar tarifas de importação dos produtos argentinos, aos níveis de 0% a 20%, após intensas negociações "vis a vis" com o Governo americano. Há que tirar a "nádega" da cadeira, neste momento delicado e fazer viagem de trabalho aos Estados Unidos, como fizeram diversos chefes de Estado, de principais países do mundo, para resolver pendências em "confronto direto" com o presidente Trump, na Casa Branca ou apenas para cumprir o protocolo diplomático. Tenho certeza absoluta que o Presidente Trump, o receberá com mesma postura que caracteriza a sua personalidade empresarial e política.
Já passou do tempo em que as desavenças pessoais entre os chefes de Estados, serem resolvidos através de "redes sociais". A regra do jogo é: Quem tem menos poder deve procurar quem tem mais poder. Essa "birra" do Presidente Lula lembra as brigas de moleques de ruas, na minha infância, onde fazia um "risco no chão" para ver quem tinha "coragem" de avançar ao lado oposto. Seria politicamente correto, o Presidente Lula procurar o Presidente Trump para um diálogo bilateral e não o contrário. Os Estados Unidos é a primeira economia do mundo e o Brasil ocupando a 10ª posição.
A soberba do Presidente Lula, tem prejudicado o Brasil como um todo. Faz muito tempo que o País saiu do "Reinado" para entrar na fase da "República". Tem muitos políticos brasileiros que ainda não "se tocou" que o reinado no Brasil acabou em 15 de novembro de 1889. Há políticos que ainda navegam em "caravelas" do século XVI.
Ossami Sakamori
Comentários
Postar um comentário